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05 abr 2016

Direção com segurança: saiba como trocar os pneus sem aperto

Você não sabe se está na hora de trocar os pneus e bateu aquele medo de passar por um aperto? A gente ensina algumas dicas para descobrir se está na hora da troca e se livrar de qualquer problema inesperado.

Preparação

Se você estiver na rua e precisar trocar o pneu, lembre-se das regras da autoescola: sempre que for necessário parar na via para trocar os pneus é obrigatório ligar o pisca alerta. Caso você esteja em um ambiente muito movimentado, procure uma vaga. Lembre-se de colocar o triângulo na pista.

É a hora da troca?

Ao olhar para o pneu, você consegue perceber um indicador de desgaste: os frisos na superfície, que são uma espécie de desenho. Indicam o desgaste da banda de rodagem, parte da borracha do pneu que possui contato com a pista. Quando notar que esses frisos estão desaparecendo completamente é a hora da troca! Em dias de chuva, os pneus podem perder a aderência e causar acidentes.

É preciso ficar atento à data de validade que, usualmente, são de 5 anos contados a partir da fabricação. Já percebeu um código na lateral do pneu? É ele que vai te ajudar. Ao final do código, verificamos, na sequência, o número da semana e do ano em que o pneu foi fabricado. (Exemplo: 3015 – Semana 30 do ano de 2015)

Então, vamos trocar os pneus?

Depois de encontrar o local para a troca, puxe o freio de mão e estacione. Coloque um objeto pesado, como uma pedra, em frente às rodas dianteiras e traseiras do carro. Pegue o macaco e o estepe. Encaixe o macaco na canaleta, estrutura do seu carro que é feita exclusivamente para esse encaixe. Se você não souber onde encaixar, leia o manual de instruções. Viu por que é sempre bom ter o manual no porta-luvas? 😉

Observação: Em alguns carros mais modernos, existe uma marca (seta apontando pra baixo) atrás da roda dianteira ou em frente à traseira, como indicativo de encaixe do macaco.

Levante o macaco de forma que ele apoie o veículo, mas sem levanta-lo do chão. Quando o carro estiver apoiado, verifique se o macaco está perpendicular ao chão. Retire a calota do pneu e afrouxe os parafusos (afrouxar, viu? Não tire eles totalmente!). A chave de roda deve ser girada no sentido anti-horário e, se você deixar o pneu em contato com o chão, vai ser mais fácil. Depois, utilize o macaco novamente para levantar o pneu mais um pouco, pois ele precisa ficar com uma distância boa para a retirada do velho.

Agora sim é a hora de remover os parafusos por completo. Faça o mesmo de antes: gire no sentido anti-horário, mas agora removendo tudo. Retire o pneu furado ou murcho e coloque em cima do carro. (Caso o macaco ceda, vai amortecer a queda e diminuir o risco de acidentes). Se o macaco estiver em uma superfície firme, vai sair tudo direitinho e sem maiores problemas.

Para o pneu novo, coloque o estepe no eixo, alinhados aos furos dos parafusos e coloque os parafusos novamente. Aperte os parafusos (com a mão mesmo). No início vai ser fácil. Depois, com a chave de roda, aperte-os o máximo que der! Tenha certeza de que os parafusos estão bem encaixados. Depois de confirmar a eficiência dos parafusos, abaixe o carro e retire o macaco. Dê mais uma conferida nos parafusos (parece repetição, mas é preciso!) e ponha a calota no lugar.

Agora, é só colocar o pneu antigo no porta-malas e tudo pronto!

Deu uma olhadinha nas dicas e percebeu que talvez esteja na hora da sua troca? Na Lebes, temos opções de pneus em condições especiais para você garantir a sua segurança e de todos que dividem as ruas com você 😀 Bora conferir?

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