17 dez 2012 | Por Lojas Lebes

Dicas para não se estressar no final do ano

deitado

Fechamento do ano no trabalho, festas da firma, planejamento das compras e eventos familiares e até mesmo as férias. Final do ano é uma porta de entrada para o estresse. Mas será que precisa ser assim? Veja algumas dicas que comprovam que você pode escapar do sufoco até o dia 31.

Um olho na praia e outro no… orçamento

O período que vai de 30 de novembro até o último dia de dezembro tem em sua base um item que traz a felicidade de 90% da população: o 13º salário. Só que a quantidade de coisas a serem realizadas com ele são muitas.

Então, um segredo é montar um planejamento incluindo não só as compras, mas os impostos e matrículas na escola e, claro, as férias. Mesmo que você não vá viajar e fique por sua cidade em programas mais rápidos e curtos, estipule uma verba diária e procure seguir à risca essa programação.

Você conseguiu menos do que queria? Reavalie

O final do ano é um momento para zerar as metas e medir o que você alcançou em todos os campos de sua vida profissional e particular. Mas sem essa de depressão, caso não tenha atingido 100% de aproveitamento. Utilize o período para refletir, avaliar o que poderia ter sido melhor e recomeçar o ano de baterias recarregadas.

É uma época de muitas festas e comemorações. Então, festeje e comemore!

Aproveite a energia boa da época para rir bastante, fazer novas amizades e reencontrar antigos colegas. Você carregará esse ânimo para o próximo ano. Vale aproveitar todas as ocasiões: festa da empresa, encerramento do ano na escola das crianças, amigo oculto de família etc.

Férias são para descansar

Férias são necessárias, mesmo que pequenas, para que a cabeça se organize e o corpo descanse. Se você vive com sua família, é também um exercício de negociação. Os programas devem atender a cada um dos perfis, inclusive os adolescentes, que em alguns casos são os mais difíceis de agradar! Promova conversas e acordos para que todo mundo se sinta representado no momento de decidir como será o descanso da turma!

Você tem alguma outra dica sobre o assunto? Compartilhe com a gente!

Deixe seu comentário Nenhum Comentário