Categorias
19 fev 2016

Dica Lebes: faça a manutenção preventiva do ar-condicionado

Já que o ar-condicionado acompanhou você neste verão inteiro e ainda trabalhou nas noites mais frias do inverno passado, nada mais justo do que cuidar do seu aparelho. Independente do modelo (split ou de janela), a manutenção preventiva prolonga a vida dele e ajuda também na sua saúde. Siga a dica da Lebes e saiba como fazer!
Limpeza externa
Tudo começa pela limpeza por fora do aparelho, que pode ser a mesma para todos os tipos. Se você ainda não fez, pense em realizar 1 vez por semana.
É muito simples, primeiro desligue o seu aparelho da tomada. Depois misture água e detergente e mergulhe a solução em um pano limpo. Após, passe por toda superfície e seque com um pano que não deixa pelos.
Mas cuidado! A atenção vai para o produto escolhido para o aparelho não ficar amarelado. Risque da sua lista “limpa tudo” e “multiuso”, o certo é detergente mesmo.
Para controle remoto e painel, use apenas um pano seco.

Filtro
Essa etapa pode variar de modelo para modelo. O ideal é ler o manual de instruções antes de começar a realizar. Para filtros de nylon, o comum é limpar com aspirador de pó e lavar com água fria ou morna. Depois é só deixar secar à sombra.
Alguns modelos também contam com filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito). É preciso retirar eles antes de começar a lavar o filtro de nylon. Tanto o de carvão ativo ou HEPA não podem ir pra água.
Faça essa limpeza 1 vez por mês.
Painel e condensadora
Assim como é importante ter cuidados caseiros com o aparelho, algumas partes só podem ser abertas por um especialista. É o caso do painel e da condensadora.
Gostou das dicas? Se você acha que não mais jeito e quer um novo ar-condicionado, veja aqui aparelhos em promoção.

Deixe seu comentário Nenhum Comentário