Qual o tamanho ideal para a televisão da sala e do quarto?

Hoje, você não precisa mais sair de casa para ter som e imagem de cinema: com a TV ideal, você assiste a seus conteúdos preferidos com qualidade hollywoodiana. Em primeiro lugar, cinema só é cinema se tiver um telão. Se você quer uma verdadeira experiência de imersão, aposte em telas maiores, como em TVs de 50 ou TVs de 60 polegadas. Assim, você tem espaço para enxergar todos os detalhes que a tecnologia de alta definição tem a mostrar, desde que não cause problemas para a visão.

Na hora de definir exatamente o tamanho do seu televisor, sempre leve em consideração a profundidade do cômodo onde sua tela vai ficar. A distância entre o sofá e a TV deve ser sempre por volta de três vezes o tamanho da diagonal da tela para a visualização da imagem ser perfeita. Confira nossa tabela e veja qual o tamanho ideal para sua TV.

A primeira grande dúvida na hora de comprar uma TV diz respeito ao tipo de tela: LCD, plasma ou LED? Com a tecnologia avançando tão rápido, fica difícil saber o que é melhor. Sem dúvida, as TVs de LED são as melhores disponíveis no mercado – e as mais caras também. Embora custem mais, são mais econômicas, leves e com mais qualidade de imagem, principalmente em brilho e contraste. Porém, se a sua verba não é tão grande para esse tipo de investimento, as LCD e Plasma continuam sendo boas opções. As TVs de LCD se aproximam da tecnologia LED, com menos brilho. Já as TVs de Plasma são boas para ambientes com pouca claridade.

Importante também é prestar atenção nas especificações que a TV possui, independente da tela: a resolução deve ser HD ou, o ideal, Full HD, que é a maior disponível. Opte por aparelhos com altas velocidades (240 MHz é ideal), que resultam em maior nitidez nas imagens rápidas – o que é essencial se você é fã de filmes de ação ou esportes, por exemplo. Outro ponto bastante importante são as conexões disponíveis: pelo menos duas entradas HDMI são essenciais para conseguir conectar Blu-Ray e sua TV a cabo.

Por mais complicado que possam parecer, essas funções são só o mínimo que a sua TV de cinema deve oferecer. Atualmente, os modelos são bastante completos, com funcionalidades que vão do 3D à conexão à internet.

Televisão no quarto

Na hora de escolher um televisor para o quarto não se pode comprar o primeiro que aparecer pela frente ou o que o vendedor lhe oferecer. O melhor é analisar suas reais necessidades e quais funções do aparelho, qual o material que é feito, a tecnologia usada e se ele se enquadra no ambiente para o qual você quer usar.

Para lugares pequenos e com boa iluminação, como os quartos, o melhor é escolher as TV de LCD.  Elas possuem várias entradas para aparelhos e ainda podem ser usadas como monitores de PC.

Especialistas recomendam televisores de 32’ polegadas a menores para quartos. Em ambientes com 4m² deve se usar uma TV de 37’ polegadas ou maior. Neste caso deve ser calculada a distância do telespectador para o aparelho. O ideal é de 1,9m.

Não adianta querer realizar o sonho de ter um cinema no quarto e aumentar os problemas. O ideal é escolher o tamanho certo da TV para o cômodo.

Aparelhos de TV de 29’ a 34’ polegadas devem ficar em ambientes de no mínimo 12m². Os de 34’ a 40’ polegadas são recomendados para ficar em lugares de até 24m². De 40’ a 70’ polegadas se enquadram melhor em áreas com cerca de 36m². Já ambientes com 60m² combinam com telas de 72’ a 100’ polegadas.

A altura para colocar a TV do quarto no suporte ou rack precisa ser calculada e testada pelo usuário. Não existem números certos, depende de cada um, porém, é preciso tomar cuidado para não colocar o aparelho numa altura que afete a saúde. O que pode causar dores na coluna, torcicolo e problemas de visão.

Existem alguns cálculos que ajudam nesse momento. Você pode dividir a distância em centímetros entre o usuário e a tela por cinco ou seis. Esse resultado dará a medida ideal da altura da tela em centímetros.

Na Lojas Lebes você encontra grande variedade de televisores, acesse o nosso site ou vá até uma de nossas lojas, estamos sempre à sua disposição!

Por: Lojas Lebes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>