23 ago 2016
Cama de cara nova: veja dicas pra montar ou renovar o enxoval
Com a mudança pra primeira casa, uma das escolhas mais importantes é o enxoval. Apesar disso, tem gente que deixa a compra sempre pra última hora e tem aqueles que costumam também se esquecer da renovação depois de um tempo. Seja qual for a sua situação, dê uma olhada nas dicas que preparamos quando o assunto é enxoval:
Escolha do primeiro enxoval
- Se você está se mudando pra primeira casa, o enxoval é prioridade, sabia? Imagine que já gastou uma grana com móveis, reformas e esqueceu da roupa de cama ou não tem panos de prato pra usar logo no primeiro dia.
- O enxoval costuma ser um dos itens da lista de casamento, pensado aproximadamente 5 meses antes da data. Contudo, se você não fez festa ou tão pouco se casou, pode pedir a ajuda dos amigos pra montar o seu ou ir montando aos poucos.
- Escolha itens que combinem entre si. Dá pra avisar seus amigos sobre isso inclusive! Se você tem um papel de parede e quer lençóis e edredons sem estampa, fale de forma sutil. Dá até pra antecipar pra galera que a casa tem esses detalhes mais chamativos e que você pensa em uma determinada combinação, né?
- As medidas do enxoval vão depender da sua cama e também da sua casa como um todo. Então, a dica é não sair comprando as roupas de cama antes de saber qual o tamanho da sua cama (casal, queen size, king size e super king size). As toalhas também dependem do tamanho do seu banheiro (existem toalhas realmente grandes, mas já imaginou se o banheiro é compacto?).
- Pouco tempo pra manter a casa em pé? Então, fuja de peças mais delicadas, que exigem lavar à mão.
- Quantidade? Depende de quantas pessoas moram com você! Normalmente, é recomendado pra casal; 3 jogos de cama, 2 cobertores, 4 travesseiros, 4 fronhas, 1 edredom. Para a cozinha, 10 panos de prato, aventais e panos de chão também. No banheiro, 4 jogos completos de banho e 2 toalhas de piso vão ser importantes.
- E a quantidade de fios? Você vai perceber que o preço dos produtos aumenta conforme os fios, mas o bom mesmo é sentir o toque do produto e pagar conforme o custo-benefício.
- Invista em peças de acordo com a sensação térmica. Muitos fios impedem a passagem de ar, então pense nisso antes de adquirir.
É hora de renovar
- Nesse momento, vale lembrar os erros e acertos. Por exemplo, cores que você não usou tanto ou materiais que facilitaram o dia a dia.
- O que renovar? Depende muito do estado das roupas da sua cama e dos acessórios do seu banheiro, por exemplo. Troque as peças que estão com fios soltos, encardidas e com manchas. Se você não se acertou com cores claras é hora de mudar pra cores escuras. Se for mudar a decoração do ambiente, fique atento pra combinar também seu enxoval.
- Se você quer peças mais duradouras ou preservar melhor, pode investir em acessórios como capas protetoras para colchão e travesseiros.
- A ideia é mudar? Então compre edredons que podem ser usados nos dois lados. Você não vai se cansar nunca!
- Fique de olho em promoções para investir em peças com os melhores preços.
- Antes de descartar qualquer peça do seu enxoval, você pode conferir o que é possível aproveitar. Se um fio estiver solto, mas o seu cobertor intacto, que tal tentar costurar?
- Outra dica importante é que cobertores e roupas mais pesadas podem ser limpos em lavanderias profissionais. Se mesmo assim o aspecto de velho e as manchas não forem embora, daí chegou a hora de comprar outro.
- Se você gosta mesmo é de economia, as peças que não servirem mais podem ser aproveitadas de outra forma. Um lençol pode ser cortado em diversas partes e usado como pano de chão. Afinal, o que vale é a criatividade e a economia, certo?
Gostou das dicas? Então, veja a nossa linha completa de Cama, Mesa e Banho pra você fazer seu primeiro enxoval ou renovar a casa: http://bit.ly/2bCT2MS
Deixe seu comentário Nenhum Comentário