Categorias
23 fev 2016

Aprenda a fazer a famosa receita de Petit Gâteau de duas maneiras diferentes

Quando estamos com aquela vontade de comer um doce, nos tornamos chefs de cozinha por alguns minutos. Colocamos a mão na massa e ligamos o forno para realizar aquela receita especial. A receita de Petit Gâteau tem origem francesa e é uma sobremesa super conhecida e a adorada por muitos.

Quando feita no forno, o tempo de preparo total é de 2h40min, mas garantimos que não tem dificuldade. Você pode conferir esse fogão com forno, que vai garantir o preparo perfeito da sua receita.

Essa receita rende 4 unidades. Por isso, é boa para servir às visitas num lanche da tarde ou até mesmo como sobremesa no jantar.

Vamos lá! Os ingredientes são:

  • 100g de chocolate meio amargo em barra ou picado;
  • 100g de manteiga sem sal, 100g de açúcar refinado;
  • 50g de farinha de trigo;
  • Uma pitadinha de sal;
  • 2 ovos inteiros e 2 gemas;
  • Uma boa quantidade de cacau em pó para polvilhar as formas que você usará para cozinhar.

Você começa untando as formas com a manteiga e polvilhando com o cacau em pó que você separou. Em uma vasilha, em banho maria, coloque o chocolate junto com a manteiga até que uma pasta homogênea se forme. Desligue o fogo e mantenha a tigela na água quente, reservando.

Separe as gemas das claras. Em outro recipiente, coloque as claras e, depois, junte todas as gemas. Passe as gemas por uma peneira para que a pele seja retirada.

Bata os ovos em uma batedeira até clarearem um pouco. Caso você não tenha uma, pode optar por essa e conferir nas lojas físicas ou na loja online da Lebes. Depois dos ovos, acrescente o açúcar e bata mais. Acrescente a farinha de trigo, o sal e bata até que fique bem homogêneo.

Agora, pegue a pasta de chocolate que você tinha reservado e bata com a batedeira por aproximadamente 2 minutos. Coloque a tigela da massa de ovos na batedeira e acrescente, aos poucos, a pasta de chocolate. Não pare de bater!

Estamos chegando no fim da receita! Agora, com uma colher, coloque a massa nas forminhas até que passe um pouco da metade. Deixe pelo menos um dedo abaixo da borda.

Cubra as forminhas com papel filme e coloque na geladeira por no mínimo duas horas.

Antes de assar, pré-aqueça o forno por 20 minutos, na temperatura máxima. Esse é o segredo! A temperatura alta do forno vai garantir o sucesso da receita. Ponha as forminhas para assar no forno sempre na temperatura máxima. Você pode colocar as forminhas em uma forma maior para facilitar.

Agora, é só conferir o relógio e o forno. O seu Petit vai assar entre 8 e 12 minutos.

Depois de tirar do forno, aguarde uns 3 minutos para que ele esfrie. Se você não aguardar, o creme interno pode sair para fora. E não queremos isso, né?

Para desenformar, coloque o prato em que você vai servi-lo virado de cabeça para baixo sobre a forminha e vire. Você pode decorar seu Petit Gâteau e servi-lo com sorvete de creme, se quiser.

Mas, e se, na correria do dia a dia, você estiver sem tempo de prepará-la? Você pode optar por fazer o Petit Gâteau em uma caneca, uma receita fácil e que pode ser feita em um micro-ondas como esse. É super prático!

Você vai precisar para a massa:

  • Meia lata de leite condensado;
  • Meia caixa de creme de leite;
  • 3 ovos pequenos;
  • Meia lata de chocolate em pó;
  • Duas colheres de sopa de farinha de trigo;
  • Uma colher de café bem rasa de fermento em pó;
  • Margarina para untar.

E para o ganache:

  • 100g de chocolate ao leite;
  • 70ml de creme de leite;
  • Um saco de confeitar descartável.

Você vai precisar de um liquidificador! Bata todos os ingredientes nele e coloque a mistura até a metade da altura da caneca untada com margarina. Com o saco de confeitar, coloque no meio da massa, ainda crua, um pouco do ganache. Leve ao microondas por 3 minutos e pronto! Sirva-se com sorvete e divirta-se!

O mais legal dessa receita de micro-ondas é que as crianças podem ajudar. Como não é preciso mexer com fogo, fica mais seguro para todos e a diversão está garantida na cozinha! Vamos cozinhar?

Deixe seu comentário Nenhum Comentário