Categorias
07 mar 2016

Dia da Mulher: saiba mais sobre a data

Hoje é o Dia da Mulher! A data é ideal para comemorar e parabenizar àquelas que nos acompanham sempre: mães, esposas e amigas, mulheres que tornaram o dia de hoje realidade. O 8 de Março não é apenas uma comemoração simbólica. Por trás dele, existe uma luta contínua e incessante pelos direitos femininos. Se você também apoia essa causa, dê uma lida e entenda um pouco mais sobre a data.

Existem especulações sobre quais acontecimentos levaram ao Dia da Mulher. Algumas contam que a origem tem relação com um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, em 1911. Nesse acontecimento, cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. O incidente é um marco histórico, pois tem relação com a trajetória das lutas femininas ao longo do século 20.

O grande fato é que, os eventos que realmente levaram à criação dessa data, são anteriores a este. Vamos conhece-los?

No final do século 19, organizações feministas originadas por movimentos operários protestavam na Europa e dos Estados Unidos. As greves ocorriam pela reinvindicação de melhores condições de trabalho e pelo fim do trabalho infantil, algo bem comum na época. As jornadas de trabalho eram exaustivas: 15 horas diárias. E os salários? Medíocres.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi comemorado em 1908 nos Estados Unidos. Cerca de 1.500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. Dois anos depois, durante uma conferência, a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, cem representantes, em 17 países, aprovaram a criação de uma data anual para celebrar os direitos das mulheres e honrar as suas lutas.

Entre 1914 e 1918, período referente à Primeira Guerra Mundial, vários protestos eclodiram no mundo. Finalmente, em 8 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil mulheres operárias manifestaram-se contra más condições de trabalho, fome e a participação russa na guerra, em um manifesto conhecido como “Pão e Paz”, a data consagrou-se e, em 1921, foi oficializada como Dia Internacional da Mulher.

No entanto, só em 1945, a ONU assinou um acordo que afirmava princípios de igualdade entre os gêneros. O movimento feminista ganhou força e, em 1977, o 8 de Março foi oficialmente reconhecido.

Mulher, parabéns pelo seu dia! A Lebes deseja que você comemore com aqueles que ama e curta a data!

 

Deixe seu comentário Nenhum Comentário