Categorias
11 abr 2024

Quando é hora de trocar o colchão? 


Quando é a hora de trocar o colchão? Essa é uma pergunta que só você pode responder. O fato é que passamos um terço das nossas vidas dormindo. No mínimo, 6 horas por dia deitados nele. Então, é preciso dar mais atenção para este item tão importante para nossa saúde e produtividade. Existe um tempo médio indicado pelos fabricantes. No entanto, este tempo pode ser reduzido em virtude do mau uso e conservação do produto ou prolongado se você tomar alguns cuidados. Mas pra que você possa responder com precisão, é necessário realizar alguns testes. Neste post iremos te mostrar alguns destes sinais, além de algumas dicas para você descobrir se está na hora de substituir o seu colchão.



1. Colchão está perdendo firmeza 


Faça o seguinte teste para saber se o colchão está perdendo firmeza! Coloque ele em pé na posição vertical. Sem escorar em nenhuma parede, equilibre ele e saia de perto. Verifique quanto tempo ele permanecerá na mesma posição sem cair no chão. Observe também se fica com um formato torto ou inclinado. Se ele cair em menos de 10 segundo, é sinal que a sua estrutura está comprometida. Isso acontece porque molas estão quebradas ou deformadas pela ação do tempo e uso ou a fibra das espumas está rompida ou comprimida. Estes sinais são os mais graves e indicam que o seu colchão não cumpre mais nenhuma função. 


2. Colchão com marca do corpo ou ‘afundado’ no lado que você dorme 


Esse é um sinal mais comum nos colchões de viscoelástico. O normal é que logo após você se levantar a espuma retorne ao formato original rapidamente. Caso isso não ocorra, é hora de procurar por um colchão novo. Isso acontece porque a estrutura da espuma do colchão se rompeu e está “cansando”. A consequência é que o colchão passa a não dar mais suporte ao seu corpo enquanto você dorme, causando dores no corpo ao acordar. 


3. Preenchimento do colchão de deslocou 


Sabe aquela deformação aparente no colchão? O famoso “calombo”. Esse é um indicativo de que o preenchimento do colchão de deslocou, ocasionando esse desnivelamento, reduzindo a capacidade de apoio do colchão. Esse problema é mais comum em colchões mais simples, de espuma, embora também possa acontecer em produtos com mais qualidade e estrutura de composição e fabricação. Porém, é mais comum acontecer após um longo tempo de uso. 


4. Você está acordando cansado ou com dores no corpo 


O sono é o momento em que nosso corpo se recupera do estresse do dia a dia, aliviando tensões e dores causadas pela rotina. Se ele não está legal, este é um indicativo de que há algo errado. Porém, se você está acordando com mais dores do que tinha quando foi dormir, o problema pode estar no seu colchão. Certamente, ele já não oferece mais o suporte adequado para o seu corpo para áreas como pescoço, lombar e quadris, além de criar pontos de pressão. Se isso está acontecendo, é um grande sinal de que está na hora de procurar um colchão novo. Então, quando é a hora de trocar o colchão? A resposta é: agora!


5. Crises alérgicas constantes 


Crises alérgicas estão te atrapalhando constantemente. Rinite, espirros, nariz escorrendo, olhos coçando ao deitar ou ao acordar? Se está tudo ok com a sua roupa de cama ou travesseiros, o problema pode estar no seu colchão. Com o tempo, a maioria deles acumula uma grande quantidade de ácaros e bactérias, além da poeira e mofo. Assim, se você tem notado que suas crises estão aumentando, vale a pena observar o tempo de uso do seu colchão e como está a aparência dele. Tem manchas escuras e marcas de suor, por exemplo? Se sim, visite uma loja especialista urgentemente, pois chegou a hora de trocar o seu colchão. Na Lebes você pode conferir uma série de modelos, tamanhos e marcas diferentes. Cada um específico para o seu biotipo. E qual o melhor? Neste post, a gente te dá algumas dicas para isso.  

Deixe seu comentário Nenhum Comentário