18 jan 2023
Checklist ar-condicionado: o que considerar na hora da compra?
Com cerca de três meses para terminar a estação mais quente no ano, as temperaturas não param de subir, aumentando assim a procura por aparelhos de ar-condicionado. Mesmo com estes equipamentos estando cada vez mais acessíveis e fáceis de serem instalados, é preciso ainda muita atenção na hora da compra.
Você já parou para pensar em tudo que deve levar em consideração ao escolher o melhor aparelho para sua casa? Pensando nisso e em facilitar a sua decisão para evitar dores de cabeça com equipamentos que não atendem a sua expectativa, separamos um checklist para te ajudar. Confira:
1. Tamanho do cômodo:
O primeiro passo é saber certinho o tamanho do espaço onde você vai querer instalar o ar-condicionado. O tamanho influencia diretamente na quantidade de BTUS que o equipamento deve ter. Ficou difícil? Calma, vamos explicar. BTUS é como a potência do aparelho de ar-condicionado é medida. A sigla significa British Thermal Unit, ou Unidade Térmica Britânica. Então, resumindo para resfriar espaço maiores, você precisará de um equipamento com mais BTUs.
Para você não precisar ficar fazendo contas de cabeça ou acabar se perdendo nos números. Baixe o app e calcule.
2. Modelo:
O segundo passo é definir o melhor tipo de aparelho de ar-condicionado para você. Atualmente, temos disponíveis no mercado três tipos: split, janela e portátil.
O ar-condicionado split é o mais utilizado nos dias de hoje. O aparelho é silencioso e econômico, isso é possível pois está dividido em duas partes: interna e externa. Assim, todos os ruídos feitos pelo equipamento ficam na parte externa, deixando somente o conforto para o ambiente.
Já o ar-condicionado janela é mais barato, compacto e prático. Ele possui só uma peça que facilita na hora de instalar, mas devido a isso, pode ser um pouco barulhento.
O ar-condicionado portátil é ótimo para quem gosta de viajar, já que poderá levá-lo para qualquer lugar. Ele é prático e a mobilidade do equipamento evita que seja necessária alguma obra ou reforma para acomodá-lo. Mas, se for optar pelo portátil não esqueça de levar em consideração o alto consumo de energia que ele pode causar.
3. Sistema de filtragem:
O sistema de filtragem é um dos itens mais importantes, é ele que é responsável pela qualidade do ar no interior do ambiente. Ele reduz os poluentes trazidos pelo ar externo e ajuda a preservar a saúde das pessoas que frequentam o ambiente. Percebeu como ele é valioso, né? Então, quando for escolher o seu modelo, lembre-se de questionar se o modelo oferece filtragem de ar.
4. Ar quente e ar frio:
No momento da escolha preste atenção nos mínimos detalhes como a voltagem do equipamento correspondente a sua rede de energia, além da disponibilidade de uma tomada que consiga suportar toda a energia que o ar-condicionado precisa. E um item super importante é se você vai escolher um aparelho com ar quente e frio ou só ar frio. Vários aparelhos disponíveis para compra têm somente uma das funções, então fique ligado! Analise quais características são melhores para você.
Dica de ouro: leve em consideração os aparelhos com a tecnologia inverter. Esse sistema consegue controlar a velocidade de rotação do motor e a baixa oscilação proporciona economia, reduzindo o seu custo de energia.
Curtiu as nossas dicas? Com certeza alguma delas vai te ajudar na escolha do melhor aparelho de ar-condicionado para você. E lembre-se: tudo que você quer, você encontra na Lebes. Então, vem encontrar o ar-condicionado dos seus sonhos em uma das nossas 350 lojas, no site, no app ou fale com a gente no whats: (51) 9.9760-0832.