Categorias
02 nov 2018

Novembro Azul: Mês Mundial de combate ao câncer de próstata

O mês da conscientização pra prevenção do câncer de próstata chegou! Sabe porque o mês de novembro foi escolhido? É que no dia 17 de novembro é o dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Então nada mais justo que usar esse mês pra deixar os homens bem antenados sobre esse problema. Aqui na Lebes nós apoiamos essa causa e lembramos que os cuidados devem ser mantidos durante o ano todo, viu?

A gente precisa falar mais vezes sobre esse tipo de câncer, afinal ele é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas (tumores), conforme o Ministério da Saúde. Homens de plantão, se atentem a isto: é muuito importante realizar os exames periodicamente, pois na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. E quando começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores podem estar em estado avançado, dificultando assim a cura.

Os sintomas na fase avançada são:

• Dor óssea;
• Dores ao urinar;
• Vontade de urinar com frequência;
• Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

É imprescindível ter atenção a alguns fatores que podem levar a esse tipo de câncer, como histórico na família e obesidade. Bom, agora que você já sabe os sintomas tem que saber como se prevenir. Nada de ficar se preocupando sem antes se informar mais sobre o assunto, hein?

A prevenção e o tratamento pra cura do câncer de próstata começa pelo diagnóstico precoce. Como a gente falou antes, os sintomas podem não aparecer na fase inicial. Mas, homens a partir dos 45 anos precisam redobrar a atenção e ir ao urologista pra fazer o exame de toque retal, assim é possível identificar alterações da glândula, como endurecimento e nódulos. O exame de sangue PSA (Antígeno prostático específico) também deve ser feito, tá?

E olha só, 20% dos pacientes com câncer de próstata conseguem ser diagnosticados apenas no exame de toque retal. Dependendo de cada caso o médico vai indicar a melhor forma de tratamento.

Dicas fundamentais pro público masculino:

• Comam mais frutas, verduras, legumes, grãos e bebam mais água;

• Façam 30 minutos diários de atividade física;

• Mantenham o peso equilibrado;

• Diminuam o consumo de álcool;

• Não fumem.

Mantendo um hábito desses, as chances de contrair o câncer é menor. Então, bora se prevenir e colocar os exames em dia? Queremos que a saúde de nossos queridos clientes estejam sempre em dia pra aproveitar ao máximo cada minuto da vida. ?

Deixe seu comentário Nenhum Comentário