Categorias
02 out 2018

Outubro Rosa: a importância do autoexame

O mês de conscientização internacional para o diagnóstico do câncer de mama começou gentee! Mas, nós lembramos logo de início que isso deve ser uma preocupação durante o ano todo, tá? ?? Aqui na Lebes nós apoiamos essa causa e incentivamos a prevenção.

Esse período foi criado para fornecer maiores informações à comunidade e contribuir para que o índice de casos de câncer de mama diminuam. E você sabia?! O câncer de mama não afeta apenas as mulheres, homens também! Eles representam 1% de casos da doença.

Pro INCA, no Brasil, em 2018 a estimativa é de que a cada 100 mil habitantes, 59.700 mulheres possam contrair esse tipo de câncer. Esse dados são alarmantes, né? ?

Bom, mas não é pra sair se escabelando com essa notícia… A gente tá aqui pra te dar recomendações ?!

Casos de câncer de mama nas mulheres antes dos 30 anos são raros, mas isso não impede que as primeiras prevenções sejam tomadas.

  1. O ideal é que você faça regularmente o autoexame pra sentir qualquer alteração na mama. Caroços, cor avermelha ou pele com aspecto de casca de laranja são alertas pra procurar um gineco logo, viu!

Ah, atenção para outros sintomas como nódulos nas axilas e pescoço, alteração no bico do mamilo ou saída de líquido das mamas. Esses sinais também podem estar relacionados à doença, então todo cuidado é pouco.

Três passos para o autoexame: ?

  1. 1) Fique em pé na frente do espelho e olhe para o bico e contorno dos seios;
  2. 2) Levante os braços e veja se tem alterações de contorno e superfície;
  3. 3) Já o terceiro passo é apalpar o seio. A mão esquerda apalpa a mama direita e vice-versa. Os movimentos precisam ser circulares e suaves com a ponta dos dedos;

Se você sentiu algum desses sintomas deve procurar em seguida um médico! Assim as chances de cura serão maiores. ??

Passe essas informações adiante, compartilhe nas suas redes, e assim ajude mais pessoas com essa causa. ??

 

 

Deixe seu comentário Nenhum Comentário