Categorias
13 set 2021

Segurança digital: sete dicas para se proteger de golpes ao comprar na internet

Comprar na internet é muito bom, né?! Você consegue encontrar tudo o que precisa, sem nem sair de casa. Mas é preciso cuidado, pois ninguém merece ser vítima de um golpe, não é mesmo? Você economiza, pesquisa, se prepara e faz aquela sonhada compra. E então… o produto não chega, você não consegue mais entrar em contato com a loja, vê que o site não existe mais e então cai a ficha: acabou caindo em um golpe.


E além desse “tradicional” golpe do roubo de dinheiro, alguns sites ainda conseguem pegar os seus dados e mais, clonar o seu cartão de crédito.


Pensando nisso, nós trouxemos sete dicas de como se proteger de golpes ao comprar na internet e não ser vítima desses crimes. Se liga:


1 – Atenção ao site 🤔

Preste atenção em todos os detalhes do site, em que você pretende fazer uma compra. Ele pode ter imagens lindas, um layout encantador, mas esconder muitos segredos, como erros gramaticais nos textos, links que não levam a lugar nenhum e janelas que abrem sozinhas no seu navegador.


2 – Fique de olho no link 🧐

Ainda dentro do site, você deve ficar de olho na URL dele. Sites falsos costumam apresentar um link com o nome da loja diferente do descrito na página. Você viu que o link do site tem o mesmo nome da loja e resolveu realizar uma compra? Atenção! Pois a mudança do nome do link pode acontecer na página de pagamento, então fique ligado nesse detalhe. Uma dica aqui, é ver se o link começa com HTTPS, esse código ajuda a confirmar se um site é seguro ou não.


3 – Verifique se é um site seguro 🔒

Os sites seguros recebem selos que comprovam isso e trazem ainda mais tranquilidade para as suas compras. Estes selos costumam estar presentes no chamado “rodapé” do site, que é aquela parte que fica bem embaixo da página. Além disso, os selos de segurança também surgem na tela de pagamento, então sempre procure por eles antes de realizar a compra.


4 – Pesquise sobre o site 💻

Coloque o nome do site no Google e veja o que aparece, se os resultados são positivos ou não. Além disso, você ainda pode entrar em sites como o Reclame Aqui e ver a nota da loja virtual e os comentários que eles receberam. Procure pelo perfil da loja nas redes sociais e fique de olho nos comentários, veja se eles recebem mais reclamações ou elogios.


5 – Desconfie 🤨

A promoção está boa até demais? O valor está muito abaixo dos concorrentes? Desconfie! Todo mundo adora uma boa oferta, mas fique atento, pois é através dessas promoções inacreditáveis, que os sites convencem os usuários a comprarem e acabarem sendo vítimas de um golpe.


6 – Fale com alguém 🗣️

Além de todas essas dicas, você ainda pode conferir se a Central de Atendimento do site realmente existe. Como? Ligue para o número disponível, chame no chat do site e redes sociais e questione. Pergunte sobre o produto em questão, condições de pagamento e história da empresa. 


7 – A dica principal 📍

Só compre quando se sentir totalmente seguro! Passou por todas essas dicas e se sente confortável para comprar, então se joga nas ofertas. Mas lembre-se: todo o cuidado é pouco, fique sempre atento.


Caí em um golpe! E agora? 😰

O primeiro passo e também o mais importante, é acionar a polícia. Assim como um assalto, você deve entrar em contato com a polícia e registrar o Boletim de Ocorrência, o BO. Além disso, você também deve acionar o seu banco e contar o que aconteceu, para que ele possa tomar as medidas de segurança necessárias, como bloquear o seu cartão de crédito. Se desejar, também pode acionar o órgão de defesa do consumidor, o Procon e registrar a sua queixa sobre a empresa que lhe aplicou o golpe.


Fiquei no vermelho por causa do golpe, como sair dessa? 😓

Aqui nós podemos te ajudar! Você precisa do dinheiro perdido o quanto antes? Então com a gente nessa! Venha até a Lebes mais próxima de você, solicite o seu Empréstimo Pessoal e saque na hora até R$ 5.000,00. Você pode parcelar o valor em até 25x e começar a pagar só daqui a 90 dias. É para ter um pouco de tranquilidade no meio desse perrengue. 💚

Deixe seu comentário Nenhum Comentário