Categorias
31 mar 2021

Finanças: como administrar o seu dinheiro e não fechar no vermelho

Chegou o fim do mês e os valores das contas parecem não bater? Cuidar dos seus bens, pode ser uma ótima saída para não fechar no vermelho. E para te ajudar nessa, separamos algumas dicas para você saber sobre as suas finanças e como administrar o seu dinheiro.


1 – Tenha tudo na ponta do lápis

Anote tudo! Pode ser em um caderninho ou em uma planilha, tenha anotado todos os valores, tanto os ganhos, como os gastos. Exemplo:

  • Ganhos: salário, vale alimentação, vale refeição, auxílio transporte
  • Gastos: contas fixas do mês e contas variáveis

2 – Classifique seus gastos

É super importante você saber quanto de dinheiro você vai gastar. E o diferencial para melhor administrar suas finanças, é classificá-los entre essenciais e dispensáveis. Assim, se houver a necessidade de corte de gastos, você já saberá onde pode cortar. Exemplo:

  • Gastos essenciais: aluguel, luz, água, gás, internet, supermercado, farmácia, etc.
  • Gastos dispensáveis: tele entrega de comida, TV por assinatura, academia, salão de beleza, entre outros.

3 – Liste, quite e negocie suas dívidas

Dentre as suas anotações, você pode deixar um espaço reservado para suas dívidas, como empréstimos (de faculdade, casa, carro), faturas do cartão, cheque especial e etc. Mas não basta só listar, você também precisa traçar um plano para quitar essas dívidas. Selecione as que você consegue pagar e negocie as outras. Tente ao menos quitar uma dívida por mês, para não sofrer com os juros.


4 – Procure ter um pé de meia

Pode parecer um sonho pensar em guardar dinheiro, mas com organização é possível. Enquanto estrutura o seu controle de gastos, você pode deixar um espaço com um valor dedicado ao seu pé de meia. Não precisa ser muito, R$ 50 por mês já fazem a diferença.


5 – Só mexa no seu pé de meia em último caso

O dinheiro que chamamos de pé de meia, deve ficar guardado e rendendo. Esse valor é para ser usado em uma emergência, como o conserto do carro, de algum produto da casa ou em caso de doença. Se não for urgente, não mexa nele.


6 – Escolha o seu banco com sabedoria

Está insatisfeita com o seu banco, ou pretende abrir conta em uma nova agência? Então pesquise! Faça uma lista dos bancos que você tem interesse e procure saber tudo sobre eles. Por exemplo:

  • Quanto rende a poupança?
  • Qual o valor de manutenção da conta?
  • É obrigatório ter cartão de crédito com eles?
  • É cobrada anuidade no cartão de crédito?
  • Qual a reputação do banco?
  • Tem muitas reclamações dele na internet?
  • E muito mais.

7 – Procure outras formas de ganhar dinheiro

Acha que o valor do seu salário está pouco para tanto gasto? Mas você gosta do que faz? Então antes de sair trocando de emprego, pense em outras formas de ganhar dinheiro. Ter uma renda extra ajuda muito no controle das suas finanças. Faz ótimos bolos? Costura como ninguém? Dedique o seu tempo nisso e tenha uma graninha a mais todo o mês. Nós temos umas dicas aqui no Blog, que podem te ajudar ➡ veja vantagens de contratar um EP para empreender.


8 – Se precisar de uma forcinha, conte com a gente!

Mesmo com todas essas dicas, você ainda precisa de uma mãozinha para fechar as contas? Nós te ajudamos nessa! Contrate o nosso Empréstimo Pessoal, com ele você pode sacar até R$ 3.500,00 na hora! E o melhor, parcela o pagamento em até 25x com até 90 dias para começar a pagar. Quer saber mais? Então Vem de Zap e converse hoje mesmo com um de nossos consultores.


Preparada para ficar em dia com as suas finanças e administrar o seu dinheiro? Então salve esse post, anote as dicas e crie o hábito de ter tudo na ponta do lápis. Que você vai ver o seu dinheiro render muito mais! ✏💰

Deixe seu comentário Nenhum Comentário