Categorias
19 abr 2021

Pare de sonhar! 6 dicas de como planejar a reforma da sua casa

Vida nova, casa nova! Abril é Páscoa, troca de temperatura e também, pode ser um ótimo período para dar uma reformada no seu lar. Não quer se estressar com a obra? Então fique ligado aqui no post e veja seis dicas de como planejar a reforma da sua casa. Primeira dica: papel e caneta na mão, que você vai precisar. Confira:


1 – Objetivo

Este é o momento de se fazer algumas perguntas! Por que fazer a reforma? É por uma questão de estética, para deixar o ambiente mais bonito? Ou por necessidade de melhorar o espaço? Precisa reformar a casa toda ou só um cômodo? Comece colocando no papel, os motivos que te levaram a querer fazer uma reforma em casa e bora para o próximo passo:


2 – Definições

Objetivo esclarecid0, vamos às definições! Aqui você vai balancear o sonho, com a realidade. Por exemplo: o seu sonho pode ser de reformar toda a sala, mas você pode não ter dinheiro pra isso, ou o clima pode não colaborar, o tempo da reforma pode ser curto, etc. A solução? Mexa em apenas uma parede e tenha uma grande mudança no seu ambiente. E assim, você define a sua reforma, exemplo: “vou mexer na parede da sala”. Filtrou o sonho em uma definição? Então confira a dica seguinte:


3 – Cronograma

Esse passo pode ser o que mais vai mudar durante a sua reforma, mas mesmo assim, é muito importante ter um cronograma bem definido! Coloque o período em que você deseja que a reforma aconteça, o dia em que irá começar e quando acabar. Coloque nele também, os dias que você vai visitar as lojas para pegar ideias, quando vai comprar os materiais, contratar o pessoal, etc. Dê uma pesquisada no clima, se será chuvoso ou seco, pois isso também pode alterar o tempo da reforma. Uma dica especial: quer acompanhar a obra de perto? Defina esse cronograma de acordo com as suas férias. Não pule a próxima dica e preste atenção, olha só:


4 – Profissionais especializados

Para garantir que a obra dê certo, além de planejar, é preciso contratar profissionais especializados no assunto! Comece com o engenheiro ou arquiteto, leve para ele tudo o que você anotou até agora, o objetivo, as definições e o cronograma. Juntos, vocês irão definir como a reforma irá acontecer. Se não tiver um pedreiro de confiança, peça indicações e pesquise bem, antes de contratar alguém. Agora se liga na próxima dica:


5 – Avalie tudo

Entenda direitinho como a obra vai acontecer! Converse muito com o arquiteto e com o pedreiro, procure saber cada passo da reforma e como esses passos conversam com o seu cronograma. Avalie as necessidades de mudanças, de tirar móveis do lugar, guardar decorações, proteger o piso, etc. Pesquise sobre partes burocráticas, com a prefeitura, sindicatos, condomínio, entre outros. Não esqueça de sempre cuidar o clima, ele interfere no andamento da reforma, se está chovendo ou fazendo sol. Mas saiba, imprevistos acontecem, não surte com eles. E chegamos na nossa última dica, preste muita atenção nela:


6 – Defina seus gastos

Agora é a hora da calculadora! Veja quanto você tem de dinheiro e o quanto pretende gastar com a reforma, isso é chamado de teto de gasto. Está com esse valor definido? Então distribua ele em categorias como: materiais, pessoas, imprevistos, etc. E controle a saída de dinheiro durante o andamento da obra.


Opa! Não tem dinheiro suficiente para a reforma dar certo ou surgiu um imprevisto? Relaxe e conte com a gente nessa! Solicite o nosso Empréstimo Pessoal e saque na hora até R$ 3.500,00. Você pode parcelar esse valor em até 25x e ainda pode começar a pagar só daqui a 90 dias.


Viu só, com um bom planejamento, esse período pode ser muito prazeroso. Para te ajudar a sonhar mais um pouquinho com a reforma da sua casa, separamos um post especial sobre cores e ambientes. Clica aqui ➡ e veja dicas de cores para as paredes da sua casa. Anotou tudo? Então agora é mão na obra! 🔨😍

Deixe seu comentário Nenhum Comentário