25 jan 2021

Você sabe o que é ventilação cruzada?

No verão algumas pessoas sofrem muito com o calor. Para alguns, o uso do ventilador ou do ar condicionado ajuda (e muito)! Porém a conta de luz no final do mês, fica salgada demais. Pensando nisso, pedimos para o nosso Time de Arquitetura falar sobre a ventilação cruzada e como ela pode ajudar a refrescar a sua casa em dias quentes. Se liga:


O que é a ventilação cruzada?

A ventilação cruzada é quando o ar circula na sua casa, por janelas e portas em paredes opostas. Ou seja, o ar entra por uma janela e sai por outra.


Como manter uma boa ventilação cruzada?

A dica é: pense por onde você quer que o ar circule com maior velocidade e veja a disposição de janelas e portas do espaço. Por exemplo: você pode abrir a janela da sala e a porta do fundos. Assim, o ar entra pela janela da sala, que fica na parte da frente da sua casa, e sai pela porta que fica nos fundos, percorrendo a casa livremente.


E para refrescar no verão?

Para manter a sua casa fresquinha no verão, prefira abrir as janelas e portas no período da manhã até o meio da tarde. Você pode colocar cortinas se o sol entrar pela casa, que mesmo assim, a ventilação continuará acontecendo. E essa dica aqui, é especial para quem tem uma casa grande: abra as janelas mais altas. Assim o ar entra com mais velocidade, refrescando ainda mais o ambiente.


Gostou dessa dica? Então se jogue na ventilação cruzada e tenha ambientes fresquinhos em casa! 🍃

Deixe seu comentário Nenhum Comentário