Categorias
05 jul 2021

Como manter a casa livre de umidade e limpa no inverno

O inverno no Rio Grande do Sul é marcado pelas baixas temperaturas e pelo tempo úmido. Para ajudar a espantar o frio do seu lar, nós já trouxemos cinco dicas para investir no aquecimento da sua casa. Mas hoje queremos saber: quem aí já se deparou com manchas de mofo nas paredes, armários e até mesmo nas roupas?


Então para te ajudar a enfrentar isso, vamos dar seis dicas poderosas para você manter a casa livre de umidade e limpa no inverno. Confira:


1 – Abra as janelas

Muitas vezes o vento frio não é convidativo a deixar as janelas abertas da sua casa. Mas essa dica é valiosa para quem quer evitar o mofo! Você não precisa deixar a casa aberta durante muito tempo, escolha uma hora no dia e deixe os ambientes com as janelas abertas. Essa ventilação natural, ainda mais se vier acompanhada de sol, ajuda muito a purificar o espaço e a evitar o mofo.


2 – Ventile o seu lar

O tempo está chuvoso e não tem como abrir as janelas da casa? Então utilize os eletrodomésticos para te ajudar nessa! O ar-condicionado, além de poder aquecer na sua versão quente e frio, ainda possui filtro de ar, que ajuda a purificar o ambiente e evitar o bolor. Mas além dele, os aquecedores e os termoventiladores, também são eficazes na ventilação do seu lar além de ajudarem a aquecer a temperatura.


3 – Faça pequenas faxinas

É comum em alguns lares as pessoas terem o “dia da faxina”, onde tiram os móveis do lugar, passam o pano, tiram o pó, etc. Porém no inverno as pequenas limpezas, feitas com mais assiduidade, são mais eficientes. Sabe o porquê? Pois assim a sujeira não se acumula, o que acaba dificultando a formação do mofo. Por isso invista nestas pequenas limpezas no inverno, como varrer a casa e tirar o pó, por pelo menos duas vezes na semana e deixe aquela faxina caprichada, para quando o dia estiver ensolarado.


4 – Evite usar o espanador

Falando ainda em limpeza, essa dica é especial para quem sofre com alergias no inverno. Não quer ficar espirrando depois de tirar o pó? Então evite usar o espanador, pois ele irá levantar a poeira e a espalhará pelo ambiente. Então aqui a dica de ouro para acabar com esse problema é: tire o pó usando um pano úmido, que não levanta a poeira e deixa o espaço super limpo!


5 – Cuidados com o banheiro

Esse costuma ser o espaço mais úmido da casa. Mas também, quem aí não gosta de tomar um banho bem quentinho no inverno? Portanto, para manter esse ambiente livre de umidade, seguem duas dicas especiais. A primeira: evite deixar a porta fechada logo após o banho. O melhor é deixá-la aberta, incluindo o box, para que o vapor possa sair do espaço. Além disso, a segunda dica é: não deixe toalhas molhadas no banheiro. Depois do banho, estenda a toalha na área de serviço do seu lar e mais, troque a toalha de rosto sempre que sentir que ela está úmida.


6 – Fique atenta ao guarda-roupa

Ninguém merece pegar uma roupa para vestir e ela estar fedendo a mofo, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça invista em produtos anti umidade para o seu roupeiro. Compre e coloque-os nas gavetas e entre as roupas dobradas. Além disso, procure deixar as portas abertas do seu guarda-roupa, por pelo menos uma hora durante o dia, para que o ar circule dentro do seu móvel.


E agora, se sente preparada para enfrentar o frio e a umidade? Opa, tem outros métodos para evitar o bolor no seu lar? Então conte pra gente nos comentários! 💚

Deixe seu comentário Nenhum Comentário